manu
  • Atuação: Psicóloga Clínica e da Saúde

Maria Emanuely Dias Silveira Faniou

  • Cidade: São Paulo
  • Estado: São Paulo
  • País: Brasil

Maria Emanuely Dias Silveira Faniou – Experiência em psicoterapia de crianças, adolescentes e adultos. Orientação de carreira e psicologia hospitalar. Psicóloga clínica e hospitalar graduada pela UNESP (2012). É especialista em Reabilitação pelo HC-FMUSP (2013) e em Orientação Profissional e de Carreira (2015) pelo Instituto de Psicologia – USP. Atua em consultório particular com abordagem psicanalítica voltada para adolescentes, adultos e idosos e é psicóloga pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina no Programa APD (Acompanhante de Saúde da Pessoa com Deficiência).

Experiência de 5 anos no Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA/Rede Lucy Montoro) do Hospital das Clínicas de São Paulo. Atuação em ambulatórios, programas de Reabilitação Física e Reabilitação Profissional de pessoas com deficiência física (pós AVC, TCE, lesão encefálica, lesão medular, amputação. Síndrome de Down, deficiência intelectual, hemofilia, doenças neurodegenerativas entre outros).

Atuação em equipes multidisciplinares, intervenções em situações de intercorrência, estimulação cognitiva. Utilização de testes de personalidade, neuropsicológico, vocacional, inteligência, rastreios cognitivos. Promoção da inclusão profissional por meio de atendimentos em orientação profissional, apoio e treinamentos em cursos profissionalizantes, reinserção no mercado de trabalho e autonomia para o primeiro emprego.

A partir de 2019 tem ampliado a experiência como psicóloga de atuação no SUS compondo a equipe do Programa Acompanhamento de Saúde da Pessoa com Deficiência (APD) pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Trabalho este também realizado em equipe multidisciplinar visando a promoção de direitos da pessoa com deficiência intelectual, inclusão e desenvolvimento da autonomia/competências frente as vulnerabilidades sociais.

Nesse momento de pandemia vem trabalhando em um hospital municipal, referência para COVID-19, na Zona leste da capital paulista implantando linhas de cuidado aos pacientes em UTI, familiares, colaboradores bem como participação em palestras de capacitação para equipes de saúde e pesquisa sobre estresse ocupacional.