Marcos Araujo
  • Atuação: Maestro e Teologo

Marcos Araújo

  • Cidade: São Paulo
  • Estado: São Paulo
  • País: Brasil

Marcos Araújo – Maestro, teólogo. Reconhecido internacionalmente pela sua obra. Pesquisador, especialista em regência orquestral, mestre em Etnomusicologia e em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutorando em Antropologia da Música pela Universidade de São Paulo.

Foi aluno de regência de Colin Metters (Royal Academic of Music – London), Dr. Jay Dean (University of Mississipi), Sérgio Feferovich (Peabody Conservatory John Hopkins University), Isaac Karabcthevsky e Sérgio Chnee (Novosibirsk State), entre tantos outros.

Regeu concertos a frente de várias orquestras no Brasil e em outros dezoito países como: Argentina, Coreia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Malásia, Rússia e outros; regendo grupos importantes como a Russian National Orchestra e a Chuncheon Philharmonic.

Tem intensa agenda, com presença em diversos festivais de música, como professor de regência orquestral, também como maestro convidado.

O maestro é curador do festival “Convicções Provisórias” e diretor artístico do Festival Internacional de Música “Coexistência” de São Paulo. Também foi maestro convidado do Festival de Inverno do Conservatório Nacional de Música em Asuncion, em sete edições anuais, a última em 2016. Além de reger a orquestra acadêmica, ditava a classe de regência orquestral do referido festival.

Em 2021 o maestro atenderá um intenso programa de concertos na Argentina,
Paraguai, Estados Unidos, Rússia e estreias como maestro na Áustria e no continente africano. No Brasil dirigirá uma série de concertos com a OCB Filarmonica e outras orquestras.

Marcos Martins é maestro titular e diretor artístico da OCB Filarmônica, maestro associado da Banda Filarmônica de São Paulo, Diretor Artístico da Orquestra Filarmônica das Artes em Osasco e Honorable Orchestral Director of K-Sistema Committee Organizing of South Korea.

Também atua como conselheiro da Ordem dos Músicos do Brasil, e Membro Ativo da “Sociedad Musical Giuseppe Verdi” do México, na categoria “Diretor Internacional de Orquestra”.

E professor e coordenador geral de Pós Graduação em Música da Faculdade de Ciências e Educação do Caparaó e da AlphaCursos.

Araújo atua com consultoria em educação e formação de orquestras jovens, bem como desenvolvedor de projetos para ministérios de músicas em igrejas.